São 58 pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas. Imagem: PF.
A PF acredita que foram mais de 10 mil vítimas no Sul do País e que o prejuízo causado pelos criminosos pode chegar a R$ 250 milhões
A Operação Deadcoin foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (07) pela Polícia Federal (PF) para desarticular uma quadrilha que fez milhares de vítimas na região Oeste catarinense. Segundo a PF, os alvos são acusados de estelionato com a oferta de investimentos com rendimentos irreais. Estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversas cidades dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Participaram da ação cerca de 100 agentes da PF. No total são 58 pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas. O principal alvo do esquema foi preso. Como alguns investigados estão foragidos a INTERPOL foi acionada para localizar os acusados fora do Brasil.
As vítimas quando entravam no esquema recebiam um suposto lucro apenas para que os criminosos ganhassem a confiança dos investidores. Após depósitos ainda maiores, as vítimas não recebiam mais retorno e não conseguiam reaver o dinheiro inicialmente depositado, o montante era bloqueado sem nenhuma justificativa.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Uma complexa engenharia para evasão de divisas para paraísos fiscais e lavagem de dinheiro foi montada pelos criminosos. A quadrilha também adquiria automóveis e imóveis de luxo no exterior. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jaraguá do Sul, Chapecó São Miguel do Oeste e Joinville, Além dos municípios de gaúchos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Três Coroas, Portão e Sapiranga. Foram apreendidos carros de luxo, um grande volume de criptomoedas, dezenas de imóveis, mas o resultado total ainda está sendo contabilizado.
Ainda foram expedidos dois mandados de prisão preventiva no Rio Grande do Sul (RS), dois passaportes foram retidos e um investigado que utilizava tornozeleira eletrônica foi encaminhado para o RS. Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Mais de 1,3 tonelada de cocaína é apreendida na BR-101 em Santa Catarina
Droga estava em caminhão de cargas no Litoral Norte
Pelo menos 1.361,85 quilos de cocaína foram apreendidos no começo da tarde desta quarta-feira (6) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após trocas de informação com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SC). A ação ocorreu no Km 125 da BR-101 em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Continue Lendo