Escolas públicas da rede municipal também estavam fechadas desde o dia do atentado e retomaram as aulas
A manhã desta segunda-feira (17) marcou a história de resiliência da escola particular Cantinho Bom Pastor. 12 dias depois do ataque que matou quatro crianças, e feriu outras cinco, no dia 5 de abril, a creche de Blumenau reabre com reformas e medidas de segurança.
Além das aulas, o espaço oferece atividades extracurriculares, como educação física, balé, dança e artes marciais, oficinas de música, informática, inglês e aulas de reforço de disciplinas curriculares para crianças de 1 a 12 anos.
No tempo em que esteve fechada, a escola passou por alguns reparos, entre eles, a elevação da altura do muro e uma nova pintura. Para reforçar a segurança, a Prefeitura de Blumenau anunciou policiamento por ao menos duas semanas no local. Pelo mesmo período, também serão disponibilizadas equipes de assistência social e psicológica do município, conforme informado pela Prefeitura.
Segurança nas escolas
Entre as medidas adotadas por Blumenau consta a instalação de 150 postos policiais entre escolas e creches da cidade. Destes, 50 funcionam incialmente com armas e outros 100 desarmados. A partir da próxima segunda-feira (24), todos os postos estarão armados.
A prefeitura também promete a instalação de câmeras de monitoramento e “botões de pânico”. Estes últimos serão interligados com a Polícia Militar. Quanto às câmeras, um levantamento foi realizado para analisar a quantidade necessária em cada instituição e, com esses dados, a Prefeitura afirma que irá instalar o total de 220 câmeras em até 20 dias nas entradas das unidades escolares.
Foto: Eduardo Valente/Secom