Programação gratuita conta com 12 espetáculos, que acontecem até 19 de novembro
Com programação totalmente gratuita, inicia neste sábado (4) o 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), que neste ano está maior e acontece em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-Oeste do Estado. A agenda segue até 19 de novembro com espetáculos de teatro de animação nacionais e internacionais, oficinas, bate-papos, mesa redonda e Mostra Pequenas Cenas, com participação de alunos de instituições públicas.
A largada para o FITA 2023 será às 20h, com o espetáculo Viejos, da cia. argentina Sérgio Mercúrio, no Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. Com classificação indicativa para a partir de 14 anos, a peça apresenta a história de oito personagens com diferentes formas de manipulação e tamanhos – desde maiores que uma pessoa a bonecos controlados com o pé. Todos velhos, mostram-se como são, não têm dúvidas, resistiram à prova do tempo.
A apresentação terá tradução em Libras, com um lote de ingressos que será distribuído uma hora antes do espetáculo, uma vez que os ingressos na plataforma já estão esgotados. Saiba mais no site do festival.
Domingo (5) às 17h, e segunda-feira (6) às 10h e 15h, tem Pluft, o Fantasminha, da Cia PeQuod (RJ), no Centro de Cultura de Eventos – UFSC. O espetáculo terá sua estreia em Santa Catarina no festival. Ingressos ainda disponíveis podem ser retirados na plataforma Sympla pelo site do FITA.
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o Fantasminha. Na encenação, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede Wi-Fi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem Pluft é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau. Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
FITA vai até 19 de novembro
O FITA segue até 19 de novembro em Florianópolis, com apresentações em vários espaços da cidade: Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega e Boulevard 14/32 do Floripa Airport.
Além de Viejos e Pluft, o Fantasminha, O FITA terá outros 10 espetáculos: Fábulas, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC); Habite-me, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Habitada, com Juliana Notari (São Paulo/SP); Baús do Tesouro, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); A Galeria, com Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e As aventuras do fusca à vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS).
Vai ter também Vivência em teatro de animação: Mãos à Meia! , com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus (Florianópolis/SC), em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32.
“O FITA volta com força total em sua 14ª edição, com espetáculos de inquestionável qualidade, todos com acesso gratuito, democratizando acesso à arte e à cultura para todos, inclusive para os professores e seus alunos, que podem agendar a ida de turmas ao teatro”, afirma Zélia Sabino, coordenadora do FITA.
Fotos: Divulgação/FITA