Alguns dos trabalhadores não tinham registro profissional e viviam em alojamentos com péssimas condições de habitação
Uma força-tarefa de órgãos de segurança resgatou 15 trabalhadores em situação degradante na serra catarinense. Pelo menos doze pessoas do Maranhão e três do Pará estavam trabalhando na colheita de maçã no interior de Urubici, município referência na produção nacional de maçã. Os trabalhos para resgate ocorreram na última sexta-feira (5).
A força-tarefa formada por Ministério Público do Trabalho, Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Agentes de Segurança Institucional da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região flagrou os alojamentos em que os trabalhadores viviam em péssimas condições de habitação, conservação, limpeza e higiene, além da ausência de fornecimento de água potável para consumo e preparo de refeições. O flagrante ocorreu no último dia 2 de maio.
Alguns trabalhadores não tinham registro profissional, com fornecimento falho de Equipamentos de Proteção Individual e falta de materiais de primeiros socorros. Os donos da propriedade assinaram um Termo de Ajuste de Conduta e acertaram verbas rescisórias e dano moral aos trabalhadores.
Foto: MPT / Reprodução