Cerca de 15 toneladas de resíduos foram recolhidos na 2ª Gincana Recicla, que teve sua premiação realizada na manhã desta terça-feira (9), no auditório da Prefeitura de Chapecó. Participaram da iniciativa 3,5 mil alunos e 140 professores, de 24 escolas. Foram dez escolas de Chapecó, três escolas de Cordilheira Alta, seis escolas de Guatambu, duas de Planalto Alegre e três de Caxambu do Sul.
São 140 professores envolvidos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em primeiro lugar ficou a EBM São Cristóvão, que recebeu um televisor 60 polegadas e Rua de Lazer. A gestora da escola, Márcia Romani Bernardi, disse que foi montada uma comissão na escola, que foi de sala em sala explicar o regulamento.
“Foi maravilhoso pois envolveu toda a comunidade escolar, numa ação de conscientização, que não é somente para a gincana, mas algo para a vida toda”, disse ela. O aluno Vitor Artur Malmann, sete anos, do segundo ano, gostou bastante da gincana. “A gente incentivou a separação e eu ajudei a separar os materiais na minha casa”, disse ele.
A estudante Laura Dorneles, 11 anos, do quinto ano, estava feliz com a premiação. “Gostei muito. Eu ajudei a separar os materiais em casa, na escola, ajudei a recolher o lixo na sala. Aprendi que isso é para toda a vida”, afirmou.
Em segundo lugar ficou a EBM Luiza Santin, que ganhou uma caixa de som e rua de lazer. Em terceiro lugar ficou a EBM Vila Rica, que terá rua de lazer. Os gestores das escolas também ganharam troféu.
De acordo com a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura de Chapecó, Graciela Heckler, que estava na organização, o troféu foi confeccionado por um artesão e representa os objetivos da gincana, que são a sustentabilidade, a reciclagem e o envolvimento de alunos e familiares.
O secretário de Infraestrutura Urbana de Chapecó, Luiz Paulo Carraro, lembrou que na primeira edição foram apenas seis escolas e agora dez somente de Chapecó. Das 15 toneladas recolhidas, dez foram em Chapecó.
A representante do Consórcio Iberê, Kellen Cassaro, disse que foram 15 toneladas que foram desviadas dos aterros sanitários e que foram encaminhadas para associações de catadores, gerando renda para as famílias, além de incentivar a prática da reciclagem.
A diretora Pedagógica e de Gestão Educacional, Márcia Wurzius, destacou que a premiação valoriza a dedicação, envolvimento e o exemplo dos participantes.
O prefeito João Rodrigues, destacou que, no próximo ano, a gincana será ampliada e com mais premiação.
“No próximo ano vamos envolver todas as escolas municipais, e os primeiros colocados terão um show no Centro de Eventos. A grande campeã vai escolher uma obra para a escola. Queremos que vocês continuem separando as latas, vidro, papel, que brinquem muito e também que estudem muito”, destacou.
A intenção do prefeito é contratar o grupo Tholl para os shows. A Gincana é organizada pela Prefeitura, via Secretarias de Infraestrutura e Educação, com a parceria do Consórcio Iberê.
Também participaram do lançamento o vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Nelson Krombauer, o sargento da Polícia Militar Ambiental Luciano Bergonzi, o gerente operacional da TOS, Volnei D’Agostini, representantes da Comissão Julgadora e da Associação de Catadores Terra Viva.