22 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

7 de Setembro reúne 5.100 em Florianópolis; Zé gotinha é destaque em Brasília

Cerimônia catarinense foi realizada na Avenida Beira-Mar continental; em Brasília,
desfile aconteceu na Esplanada dos Ministérios

O tradicional desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil contou com mais de 5.100 participantes em Florianópolis nesta quinta-feira (7). Entre as atrações que desfilaram, estiveram alunos e Forças de Segurança do Estado, além do governador Jorginho Mello (PL), da vice-governadora Marilisa Boehm (PL) e do prefeito em exercício da capital catarinense, João Cobalchini (União Brasil).

A cerimônia iniciou por volta de 9h com o acendimento do fogo simbólico da pátria e revista à tropa. A chama foi acesa pelo presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão do Vôlei. Desfilaram na sequência grupos escolares e instituições civis, e os representantes Forças Armadas e demais forças de segurança de Santa Catarina.

Para o secretário de segurança pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o dia 7 de Setembro é uma data que remonta à ordem social. “É com grande satisfação que participamos do desfile deste ano, que celebra um marco fundamental em nossa história: a Independência do Brasil. Nossa presença aqui demonstra o compromisso das Forças de Segurança do Estado com a proteção da sociedade e a manutenção da ordem pública”, destacou o secretário.

Zé gotinha rouba a cena em Brasília

No desfile nacional, o Zé Gotinha foi uma das principais atrações na Esplanada dos Ministério, em Brasília. Nesta quinta-feira (7), o personagem desfilou no carro do Corpo de Bombeiros e foi muito aplaudido pelo público presente.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que ele é um dos símbolos de políticas públicas de sucesso no país. “[Ele lembra] que a vacinação é importante, que a reconstrução das políticas públicas para reduzir a desigualdade é fundamental; e a saúde é um pilar desse processo”, disse.

O personagem foi criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa e é ícone do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completa 50 anos no próximo dia 18 de setembro.

Cerca de 50 mil pessoas compareceram ao evento na capital federal, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. De acordo com Polícia Militar do Distrito Federal, não houve registro de ocorrências.

Com informações da Agência Brasil
Fotos: Eduardo Valente / Secom – Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil