Na última quarta-feira (24), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, confirmou a proposta envolvendo a retirada de pontos de times que estejam envolvidos em casos de racismo. A fala foi feita no Rio de Janeiro, onde aconteceu o 1º Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol.
Segundo Rodrigues, a medida visa combater esses crimes dentro do campo e fora deles, entre as torcidas. A medida de punição será levada ao Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, que é formado por todos os clubes do Brasileirão.
“Acredito que somente com pena desportiva diretamente ao clube o racismo e preconceito deixarão o futebol. Sou democrático e quero que essa pena seja discutida no tribunal”, disse o presidente da CBF.
Durante o seminário também foi divulgado o Relatório Anual de Discriminação Racial referente ao ano de 2021. Só no futebol, a alta de casos de racismo foi de 106%. Em 2020, foram registrados 31, e em 2021 foram 64 casos. Ao todo, no ano passado foram registrados 158 casos de discriminação em ambientes esportivos.
Fotos: Lucas Figueiredo/CBF/Reprodução