A Prefeitura de Florianópolis e o Conselho Municipal de Saneamento Básico coordenam esforços de 11 entidades para implantar o último, de 17 Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) em Santa Catarina, da Capital. O Estado conta com 16 comitês em operação e agora, com o de Florianópolis, ficará completa a rede de gestão de recursos hídricos. –
Criada dentro Conselho Municipal de Saneamento, a comissão de acompanhamento e implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Ilha de Santa Catarina vai realizar três reuniões de capacitação para interessados em proteção dos recursos hídricos.
Essa ação, informa a geógrafa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma), Isabel Cristiane Rekowsky, pretende oferecer informações sobre aspectos legais relacionados ao tema, atribuições e processos dos comitês, tendo em vista o processo de criação do CBH da Ilha de SC (Unidade de Planejamento e Gestão 8.3).
Os comitês de bacias, explica ela, constituem o “parlamento das águas”, espaço em que a comunidade discute e delibera sobre a gestão desse recurso, compartilhando responsabilidades com o poder público. As oficinas contarão com apoio dos técnicos do Governo do Estado de Santa Catarina.
Confira a agenda:
- 1º de setembro, das 18h às 19h30min, reunião sobre aspectos legais, no YouTube da PMF.
- Palestrante:
Tiago Zanatta, engenheiro químico, mestre e doutor em Engenharia Química. Técnico da Equipe de Fortalecimento dos Comitês da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina;
- 8 de setembro, das 18h às 19h30min, reunião sobre experiências de comitês, inclusive o da Lagoa da Conceição nos anos 2000, no YouTube da PMF
- Palestrantes:
Teresinha Guerra, geóloga, mestra em Ecologia e doutora em Geoquímica Ambiental. Professora titular do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba-RS nos períodos de 2008-2010 e 2010-2013.
Érico Porto Filho, geógrafo, especialista em Hidroecologia, mestre e doutor em Geografia. Professor Associado I do Departamento de Geociências e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar em Gestão Ambiental (NGA/Ufsc). Foi secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição;
- 15 de setembro, das 18h às 19h30min, no YouTube da PMF, reunião sobre o processo de implantação e consolidação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Ilha de Santa Catarina.
- Palestrante:
Clenoir Antônio Soares, graduado em Administração Rural e em Agronomia, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Coordenador da área de Assessoria Ambiental da Cooperativa Agroindustrial Alfa. Presidente do Fórum Catarinense de Comitês e do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas.
Foto: Pixabey/Reprodução