Santa Catarina se prepara para a implantação de um sistema de bilhetagem eletrônica e georreferenciamento do transporte público intermunicipal. Para que esse processo ocorra foi lançado na terça-feira (6) o edital de licitação para escolher as empresas que serão responsáveis pelo trabalho.
A bilhetagem será licitada em quatro lotes. Para facilitar e agilizar a implementação, houve uma divisão do Estado em quatro macrorregiões. Com isso, empresas diferentes poderão vencer o certame.
Com a implementação da bilhetagem, os cidadãos poderão acompanhar, em tempo real, de qualquer dispositivo móvel, a movimentação da frota dos ônibus intermunicipais que operam de forma regular no Estado.
O sistema permitirá que os passageiros tenham acesso a informações como horário de chegada, possíveis atrasos, percursos e dados sobre linhas disponíveis para todas as regiões. Para concorrer, as empresas precisarão comprovar experiência na prestação deste serviço e capacidade tecnológica de execução.
“Estamos avançando na regularização do transporte intermunicipal, um problema histórico e em comum em todos os estados brasileiros”, comemora o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira.
Veja a matéria completa na reportagem de Júlia Matos para o Band Cidade:
Foto: Júlia Matos/Reprodução