Na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Florianópolis, por meio Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Floram, realiza serviço preventivo de poda e corte de árvores em condições fitossanitárias inadequadas no Jardim Botânico.
A necessidade de intervenção junto às espécimes foi constatada por estudo realizado ao longo do mês de julho, quando 38 árvores foram analisadas por meio de técnicas tomográficas. Foram detectados enfraquecimento do tecido interno de troncos e também de galhos, condições que comprometem a resistência mecânica dos indivíduos arbóreos.
“Com o estudo em mãos, elaboramos um relatório de risco para direcionar as ações. A manutenção é necessária para garantir a segurança dos visitantes do Jardim, principalmente em relação às árvores mais velhas e de grande porte que podem representar um alto risco de queda”, explica Gabriela Tasso, engenheira agrônoma da SMMA.
Do total de exemplares examinados, 31 deles vão passar por poda, limpeza e adubação. As outras sete árvores serão retiradas e substituídas imediatamente após o corte por mudas da mesma espécie, no próprio local da supressão. “Por uma questão de espaçamento necessário, cada árvore vai ser substituída por uma outra. As demais mudas para compensação já estão sendo plantadas em outras regiões do Jardim”, pontua Gabriela.