Moradores dos imóveis atingidos pelas chuvas de agosto deste ano, que fizeram registro da situação na Defesa Civil do município já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade.
A retirada pode ser feita até o dia 11 de dezembro e a solicitação ocorre por meio digital. A relação dos imóveis que têm direito ao saque e as orientações de como ter acesso aos recursos estão no site da Prefeitura de Joinville.
Para poder sacar, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6,2 mil.
A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, na opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta para receber os valores, sem nenhum custo.
O aplicativo FGTS está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato pelo 0800 726 0207.
A Prefeitura de Joinville decretou Situação de Emergência em decorrência das chuvas no dia 11 de agosto, logo após o fenômeno climático. O reconhecimento por parte do Governo Federal ocorreu em setembro. Desde então, a equipe da Defesa Civil da Prefeitura encaminhou toda a documentação necessária para a Caixa Econômica Federal, que faz o pagamento dos recursos.
Confira como solicitar o saque FGTS por calamidade:
- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
- Acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública”;
- Escolher a cidade de Joinville;
- Encaminhar foto de documento de identidade e comprovante de residência;
- Inserir os dados da conta bancária para recebimento.
Foto: SECOM_Joinville/Reprodução