A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa na sexta-feira (7) e segue até o dia 22 de outubro. A Mostra vai contar com sessões em sala escura, sessões ao ar livre, shows musicais, oficinas para crianças e programação adulta.
Este ano o evento estará em todas as regiões da Capital, e em mais de 100 instituições de ensino, entre escolas e bairros educadores.
Para a abertura da Mostra, às 14h, é preciso se inscrever. No primeiro dia de festival vai ter lançamento do livro “Cidade, gênero e infância”, organizado por Ana Gabriela Godinho Lima e Rodrigo Mindlin, seguido de conversa com o coorganizador. A publicação, que conversa com o tema da 21ª Mostra, coloca luz sobre um dos compromissos fundamentais da sociedade: zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças mais novas.
Além da intensa programação oficial, uma seleção de filmes online no Itaú Cultural Play leva à Mostra para todo o Brasil. Todas as atividades são abertas e gratuitas e algumas delas, por terem vagas limitadas, estão com inscrições abertas.
Na Oficina de Animação para Crianças, do Lápis Lab, os participantes irão conhecer o mundo da animação, da história à modernidade, a partir da teoria e também da prática, com a experimentação de animação tradicional, stop motion e digital. As oficinas irão ser realizadas no domingo (9), na quarta-feira (12) e sábado (15) – sempre às 10h, no Teatro Governador Pedro Ivo.
Outra atividade da Mostra que está com as inscrições abertas é o Fórum de Cinema e Educação, dedicado a professores, que este ano acontece no Cinema do CIC, na segunda-feira (17), das 13h30 às 17h. Vai ter exibição do longa-metragem Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, com debate após a sessão.
Para se inscrever, clique aqui.
Filmes exibidos na 21ª Mostra
A Mostra exibirá 77 curtas-metragens dos gêneros animação, ficção, documentário e experimental, que refletem a pluralidade das infâncias e sociedade brasileira e mostram culturas de outros lugares do mundo, todos na Mostra competitiva.
Além desta seleção, estão na programação oito longas-metragens brasileiros para crianças, entre estreias e recém-lançados. Confira a sinopse de cada filme clicando aqui.
A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é produzida através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Fischer, Itaú, Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro e Teltec. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Confira mais detalhes com a diretora e idealizadora do evento, Luiza Lins, em entrevista para o SC Acontece: