19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Prefeitura vai iniciar a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição

A Prefeitura de Florianópolis vai iniciar nos próximos dias a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição. A ordem de serviço será assinada nesta sexta-feira (7) pelo prefeito Topázio Neto e pelo secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, cuja pasta vai conduzir o trabalho.

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual, sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras, e vai custar R$ 53.211.188,89. A obra promete melhorar a passagem das embarcações sob a ponte.

A ponte estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários)  de 2,80 metros de largura.

 

Os benefícios do investimento numa infraestrutura de ponta decorrem do fato de que a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição, e a ponte em si, será três vezes maior, se comparado à que existe atualmente.

Isso porque, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte. Esse espaço será de 30 metros, sendo que, atualmente, é de apenas nove metros.

Foto do projeto de como deve ficar o entorno da ponte, após a finalização da obra

 

A obra ainda prevê a revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição com a recuperação total dos decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. Ela será executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos.

A obra conta com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.