22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

A vez dos prefeitos da Grande Florianópolis confirmarem apoio a Jorginho

O caminho do candidato ao Governo de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) tem sido trilhado, a cada dia, com novas manifestações de apoio. Nesta semana, em reunião organizada pelos prefeitos Topázio Neto, de Florianópolis, e por Orvino Coelho, de São José, ele ouviu a manifestação de apoio para disputa do segundo turno. São importantes adesões que envolvem liderança de partidos diferentes, com do MDB, PSD, Podemos, União Brasil e PSB. Para se ter noção de quem se comprometeu com a campanha do liberal, estiveram presentes na reunião os prefeitos dos municípios de Florianópolis, São José, São Pedro de Alcântara, Paulo Lopes, Governador Celso Ramos. Águas Mornas, Leoberto Leal, Tijucas, Nova Trento, Rancho Queimado, Anitapolis, Biguaçu, São Bonifácio, Garopaba e Antônio Carlos.

Plano 1000

Muitos prefeitos de Santa Catarina hipotecaram apoio ao candidato à reeleição ao Governo, Carlos Moisés, devido às promessas envolvendo o Plano 1000, iniciado este ano, e que teria continuidade nos próximos quatro. Seguindo o mesmo anseio dos prefeitos, Jorginho Mello, ao ser questionado, prometeu dar continuidade, a fim de não comprometer o andamento de obras estruturantes autorizadas pelo atual governo. Uma decisão importante, e que coloca os interesses dos municípios além da política. Aliás, outros candidatos, durante a campanha no primeiro turno também se compromissaram com o Plano.

Pesquisa

Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) / Imagem: Agência Senado e Divulgação/PT

Analiso a pesquisa divulgada nesta última quarta-feira (12) pelo Instituto Mapa, a partir de uma realidade que vem sendo exposta nas ruas. Aplica nos índices uma realidade vista entre os catarinenses, pela intenção mais conservadora. Dá margem acima de 60% ao candidato Jorginho Mello (PL) e cerca de 35% ao candidato Décio Lima (PT). Em meus conteúdos tenho citado os inúmeros apoios que o candidato liberal tem recebido, um quesito em que Décio Lima pouco fala. Ele sabe o quanto será difícil reverter o favoritismo do liberal. A pesquisa é o demonstrativo do que deve se suceder nas urnas neste segundo turno. No item rejeição, Décio Lima supera a casa dos 60%, enquanto que Jorginho apresenta menos de 30%. Para Presidente, no Estado, Jair Bolsonaro tem 67,2%. Lula, 28,7%. A pesquisa eleitoral do Instituto MAPA para a Jovem Pan foi realizada nos dias 10 e 11 de outubro de 2022 com aplicação de amostra composta por 1.204 eleitores em Santa Catarina, e está sob os registros SC 09710/2022 | BR 07225/2022.