A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Fundação Municipal do Meio Ambiente, autuou a Casan por causa do vazamento de esgoto in natura na Lagoa da Conceição, ocorrido ao longo desta semana, em decorrência das chuvas registradas na Capital.
O vazamento de efluentes foi constatado na terça-feira (17) em vistoria realizada pelas equipes do grupo Sanear e da Floram. Um relatório de inspeção gerado a partir da visita foi encaminhado através de notificação para a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc, contratada pela Prefeitura, para apuração detalhada do evento ocorrido, avaliando o desempenho operacional da Casan.
Além disso, foi lavrado auto de infração com aplicação de multa pelo dano ambiental e a determinação da recuperação do local afetado. A prefeitura não confirmou o valor da multa.
Em nota, a Companhia afirmou que o problema foi pontual e está sendo monitorado. A empresa também ressalta que “não ocorreu qualquer falha no sistema de bombeamento ou rompimento de rede na região”.
Posicionamento da Casan
“A CASAN informa que a ocorrência de extravasamento em Poço de Visita na Rua Ipê Roxo, loteamento Saulo Ramos, Canto da Lagoa, foi informada à Agência Reguladora de Saneamento, e que todas as informações serão também prestadas à Prefeitura de Florianópolis.
A Companhia ressalta que o problema foi pontual, teve atendimento imediato e permanece sendo monitorado.
Avaliações em campo e do sistema supervisório demostram que não ocorreu qualquer falha no sistema de bombeamento ou rompimento de rede na região, e que a ocorrência foi provocada pelo elevado volume de água da chuva na rede coletora, associado à obstrução parcial do PV por detritos e materiais indevidamente descartados no sistema de esgotamento sanitário.
A Companhia informa que trabalha na eliminação desse tipo de ocorrência, e outras medias estão sendo adotadas para melhor operação do sistema de esgoto neste ponto, como o aumento da cota e elevação do nível desse poço de visita que fica em uma das partes mais baixas da rede de coleta de esgotos.
Além disso, a Companhia mantém ações de fiscalização e orientação técnica por meio do Trato pela Lagoa e Floripa Se Liga na Rede para reduzir o número de ligações inadequadas que levam água da chuva para a rede que deveria receber exclusivamente esgoto.”
Foto: Casan/Reprodução