O presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou o protocolo ao não se pronunciar logo depois do resultado do pleito, no domingo à noite. Havia a expectativa de que falasse nesta última segunda (31). Não o fez. Enquanto isso, nas estradas do Brasil, apoiadores resistentes à vitória de Lula, bloqueiam estradas, na esperança de algo novo possa acontecer e o processo eleitoral tenha uma nova cruzada. Enquanto isso não acontece, multiplicam-se nas redes sociais todo o tipo de suposições a respeito do desfecho de tudo. Por outro lado, vem da Justiça, do ministro Alexandre de Moraes a ordem de que a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares adotem as medidas necessárias para desbloquear imediatamente os pontos obstruídos em rodovias pelo país. Entre hoje e amanhã, tanto o fim dos manifestos quanto a fala do Presidente, devem acontecer. Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Agendada data da diplomação dos eleitos em SC
Está confirmada para o dia 19 de dezembro, numa segunda-feira, a diplomação dos eleitos no primeiro e segundo turnos das eleições 2022, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Resta apenas definir o horário. Além do encerramento do processo eleitoral, a entrega do diploma, habilita, perante à Justiça Eleitoral a todos os eleitos, a exercerem os seus mandatos. Ao todo, 61 pessoas serão diplomadas: o governador eleito Jorginho Mello (PL), a vice-governadora eleita Marilisa Bohem (PL), o senador eleito Jorge Seif (PL) e seus dois suplentes, além dos 16 deputados federais e os 40 deputados estaduais eleitos.
Posse
A posse do governador e da vice-governadora será no dia 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa, em horário a ser definido. Os senadores e deputados federais tomam posse em 1º de fevereiro, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Os deputados estaduais serão empossados no mesmo dia, na Alesc.