10 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Idosos de Chapecó já podem solicitar a credencial digital para estacionamento

A credencial pode ser usada em qualquer veículo que esteja transportando o beneficiário, deixando-a visível no painel do veículo quando for utilizar as vagas destinados a idoso

Os motoristas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a partir de 60 anos de idade já podem ter acesso ao serviço de emissão de credencial digital para estacionamento, pelo site do Governo Federal.

É preciso apenas ter a identificação nível Prata ou Ouro, na plataforma, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. A Prefeitura Municipal de Chapecó através da Diretoria de Segurança Pública está entre as primeiras cidades a aderirem ao serviço que tem validade em todo território nacional, conforme a Resolução nº 965/2022 do CONTRAN.

Com o novo serviço, o cidadão passa a obter a credencial de forma mais rápida, e sem a necessidade de se deslocar a um atendimento presencial.

 

Para emissão da credencial de estacionamento para os idosos, deve-se acessar o portal de serviços do SENATRAN, acesse clique aqui, fazer o login com Gov.br, acessar no lado esquerdo “usuário”, credencial de estacionamento idoso, selecionar a opção “idoso”, conferir os dados, aceitar os termos de uso e após “baixar a credencial”.

Os que não possuem CNH, ou que a mesma não está ativa, e necessitam estacionar nas vias públicas, poderão solicitar sua credencial na Diretoria de Segurança Pública, na Rua São Domingos nº 120, Bairro Líder, das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30, munido dos seguintes documentos: cópia de um documento pessoal, cópia do comprovante de endereço e preencher o formulário, a credencial poderá ser solicitada por um familiar.

Segurança da credencial on-line

Para verificar a autenticidade da credencial de estacionamento, o documento possui um QR Code, que pode ser lido por meio do app VIO disponível para download nas lojas de aplicativos.

O app VIO é o mesmo aplicativo já utilizado para verificar a autenticidade dos documentos digitais que possuem QR Code, como a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) e as novas placas veiculares.

Foto: Freepik/Reprodução