A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, inaugurou o Arboreto Fritz Muller, no Jardim Botânico, no bairro Itacorubi, na tarde deste sábado (12). O arboreto conta com o plantio de cerca de 40 espécies estudadas pelo naturalista Fritz Müller na Capital.
O arboreto conta com o plantio de: Espinheira Santa, Jabuticaba, Araçá, Ipê, Camélia, Aroeira Salsa, Ingá, Lanterna Chinesa, Pata de Vaca, Carambola, Manacá, entre outras variedades de árvores, arbustos e flores.
Junto ao novo espaço, e durante todo o mês de novembro, o Jardim Botânico também contará com a exposição “De repente, Extraordinária!” que mostra a especial parceria de Fritz Müller e Charles Darwin em Santa Catarina. Ambas as ações fazem parte de homenagens ao bicentenário do naturalista e são abertas para visitação gratuita do público.
O prefeito, Topazio Neto, que estava presente no evento de inauguração, ressaltou a importância da criação do arboreto para preservar a história da natureza de Florianópolis.
“O arboreto é mais uma homenagem que estamos fazendo para o biólogo Fritz Müller e sua contribuição para as pesquisas da flora e fauna da nossa Ilha. A população hoje pode visitar o Jardim Botânico e ver a incrível diversidade que temos e a importância de preservar nossa história natural”, afirma Neto.
O Naturalista Fritz Müller
Fritz Müller, morou na Colônia Blumenau (atual Blumenau) e veio para Desterro (atual Florianópolis) em 1856, onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia, colaborando na comprovação da teoria da evolução das espécies, proposta por Charles Darwin, de quem se tornou amigo e colaborador científico.
Confira fotos do local:
Fotos: Leonardo Sousa/PMF/Reprodução