Na foto acima, o momento em que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) recebe o documento. Não sou economista, porém, tenho procurado ouvir e interpretar o que dizem os especialistas, a respeito do que está por acontecer, caso entre em vigor a tal PEC da Transição, proposta pelo futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O mau humor do mercado, com a sucessivas quedas nas contações das principais empresas de capital aberto e a disparada do dólar, já deram sinais dos riscos. A proposta tem aparência bonita, como a de garantir o pagamento do “Bolsa Família”, ou o leite na mesa das crianças. Por outro lado, a pressa em aprovar ainda este ano, sem sequer estar empossado, mostra que as coisas não andam nos eixos. O que vem pela frente para financiar as promessas de campanha, obviamente amplia o debate. Economistas alertam para o “cheque em branco”, sem data específica e sem valor, ocasionando a volta da inflação, mais juros, e o pior, sem nenhuma responsabilidade fiscal, resultando em dívidas impagáveis. Uma responsabilidade grande demais para o segmento político, que não inspira mais nenhuma confiança. (Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados).
Jorginho Mello alinhado com os demais poderes
O governador eleito Jorginho Mello (PL) age dentro do que se esperava. Neste período que antecede a posse, trabalha de forma coerente visando, já no início da gestão, ter o alinhamento com os poderes. As conversas na semana que passou com as lideranças da Assembleia Legislativa (Alesc), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o segmento empresarial, junto à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), lhe deram robustez para a condução do restando do processo de articulação do governo. Agora, num segundo momento, irá se debruçar na construção arrumação do futuro governo. Para o secretariado, nenhum nome foi divulgado oficialmente.
Alesc em dia de homenagens
A segunda-feira (21), será de homenagens na Assembleia Legislativa, com a entrega de comendas a personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina. A comenda do Legislativo Catarinense é a maior distinção do Parlamento, instituída pela Resolução 2/2008. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), ocasião em que serão homenageados 39 empresários, entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação no estado indicados pelos parlamentares catarinenses.