Poesia em homenagem ao aniversário do município de Lages
“Lages, de clima bom, temperado, é bem melhor que o esperado, pra um lugarzinho afastado, distante do litoral, popularmente famosa por seu turismo rural.
Lages, diz a cultura e não erra, és a Princesa da serra, cidade grande, imponente, que teve até presidente, um tal de Nereu Ramos, que governou o País, deixou legado é o que diz, seus 256 anos.
Lages, de solo rico e abastado, bom pra plantar e ter gado, famosa pelo pinhão, e fora a agricultura e a pecuária também, tem a grandeza da terra, em área territorial, que faz inveja aos manés, pros lados da Capital.
Lages, pra contemplar sua neve, uma garrafa de vinho, pra se soltar, sentir leve, se aquecer no friozinho, com uma coberta de pano, vou assumir sem engano, que é razão de orgulho ser cidadão Lageano”. (Renan Lucena, Portal TVBV)
A cidade de Lages, na Serra de Santa Catarina, está completando 256 anos nesta terça-feira (22). Para celebrar a data, a Prefeitura de Lages realiza a exposição temática “A Evolução Tecnológica em Miniaturas de Madeira” do artista, projetor e idealizador de móveis Darci Figueiró de Jesus Dutra (68 anos), auxiliado pelo colega e professor Nivaldo Varela.
Organizada pela equipe do Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC) e instalada na reinauguração do Mercado Público em 4 de dezembro de 2021, a exposição que conta a história do Mercado passou para o hall superior do Mercado dando lugar ao trabalho de Darci.
Segundo o curador de exposições da Fundação Cultural de Lages, Celso Cruz, “A Evolução Tecnológica em Miniaturas de Madeira”, de Darci Dutra é uma exposição de longa duração que permanecerá até 30 de junho de 2023.
“Eu gosto de contar a nossa história através daquilo que eu sei fazer. Meu objetivo é que as pessoas, principalmente as crianças possam conhecer como tudo era antes, a importância da madeira na sociedade desde a formação dos nossos povos até hoje. O trabalho nasceu de estudos, pesquisas e vivência. Importante citar a colaboração do meu amigo, o professor Nivaldo”, afirma Darci.
Uma linha do tempo reproduzida em miniaturas de madeira
Quem prestigiar a exposição do seu Darci, irá perceber uma cronologia de momentos da história representadas em ações de mulheres e homens e os seus trabalhos evoluindo a cada representação em madeira. A jornada inicia com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil e o serviço nos campos e na formação das cidades com o uso da água e fogo como fontes de energia, passa pelas revoluções trabalhistas e industriais, a mecanização, apresenta novas tecnologias de transporte urbano, as empresas de laminação, produção de chapas e a geração de novas energias, as limpas, renováveis e sustentáveis.
Seu Darci é natural de Anita Garibaldi e há mais de 40 anos reside em Lages. Antes, estudou no estado do Paraná e prestou serviço também em Rondônia, atuando na área de educação nas áreas de Tecnologia agrícola e tecnologia industrial. Aposentado, recentemente formalizou a empresa Tramato, especializada em móveis planejados para indústrias, residências e comerciais.
Confira algumas imagens:
Veja a matéria especial do Band Cidade em homenagem ao município de Lages:
Foto: Fabrício Furtado/Prefeitura de Lages/Reprodução