19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Fórum debate os desafios da indústria em SC; confira

A Federação das Indústrias de Santa Catarina promove a segunda edição do Fórum Radar FIESC. O evento discute os desafios da indústria catarinense, com a presença de especialistas internacionais.

O fórum começou nesta terça-feira (22) e se encerra hoje (23), e reúne lideranças de todo o País para debater proposta para alavancar o setor em Santa Catarina. São 7 painéis e 24 palestrantes, o radar FIESC também vai tratar dos desafios provocados pela pandemia e pela guerra da Ucrânia, problemas que afetam diretamente a relação comercial da indústria catarinense com outros países.

“O mundo passou por transformações muito profundas com a pandemia e também com a guerra da Ucrânia, isso tem feito modificações em toda a corrente de comércio internacional, a questão do fornecimento de insumos e, certamente que essa discussão tem que ser trazida para a economia catarinense já que somos um Estado que tem uma indústria muito pujante e muito interligada ao comércio internacional. Certamente os impactos que serão causados pela pandemia e pela guerra, na Europa e nos Estados Unidos, que aliás são grandes clientes de produtos catarinenses, vão impactar na nossa indústria “, afirmou o Presidente da Federação das Indústria de Santa Catarina, Mário Cézar de Aguiar.

O evento reúne cerca de 300 lideranças da indústria em Santa Catarina, durante os dois dias de fórum serão debatidas as tendências de mercado, a transição energética, a questão geopolítica e outros desafios para que a indústria catarinense possa continuar crescendo.

 

O evento também debate estratégias para a reinvenção da indústria, a logística nas cadeias globais e a descarbonização do planeta. A edição deste ano traz ainda uma novidade, tem a participação de especialistas internacionais.

“São 7 painéis, 24 especialistas participando desses painéis ao todo, nos iniciaríamos com a visão da industrialização no mundo, cases importantes de renomadas indústrias nos Estados Unidos trazendo os principais elementos de sias principais agendas e, encerramos obviamente com alguns pressupostos, algumas discussões que já estão na pauta para a retomada na indústria no Brasil”, disse o diretor de Educação da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Veja na reportagem de Ronaldo Penido, para o Band Cidade: