23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Joinville decreta situação de emergência após alagamentos; confira

A Prefeitura de Joinville decretou situação de emergência na noite de segunda-feira (28), depois de três dias seguidos de chuvas intensas. Choveu cerca de 340mm, mais do que o esperado para todo o mês de novembro, que era 190 mm. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin informaram que a decisão foi tomada após sobrevoarem a cidade com um helicóptero da Polícia Militar para verificar a situação dos alagamentos no município.

Foram abertos três abrigos na cidade. “Considerando a alta no nível dos rios, que encobriram pontes e galerias impossibilitando o acesso dos moradores da região, a Prefeitura de Joinville está ativando um Abrigo Emergencial na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que fica na SC-418, em Pirabeiraba”, anunciaram as autoridades locais.

 

Pontos de alagamento foram registrados em localidades como Morro do Meio, Vila Nova, Jardim Paraíso e Jardim Sofia. Na zona rural, as cheias impedem o acesso de moradores às próprias casas.

A vice-prefeita de Joinville pediu que as pessoas que residem em regiões com riscos de deslizamentos, que se desloquem até um local seguro. Ela também pediu que as pessoas economizem água, pois há registros de desabastecimentos no município.

Veja o vídeo completo clicando aqui.

Chuvas prejudicaram chegada de alunos nas escolas

Segundo o prefeito, a previsão é de que a chuva se prolongue até quarta-feira (30). As aulas na maioria das escolas municipais não devem ser interrompidas. A Secretaria de Educação de Joinville divulgou que quatro escolas da Rede Municipal de Ensino terão mudança nas aulas.

“As aulas estão sendo mantidas de acordo com a orientação de cada escola. Regiões que estão sendo afetadas, em que o transporte escolar não pode funcionar, o transporte será suspenso, mas as escolas seguirão abertas, pois muitas vezes é o local mais seguro e o os pais poderão deixar o aluno lá. Os que não puderem ir, não serão afetados”, explicou o prefeito.

Na Escola Municipal Vereador Hubert Hübener, na Estrada Alto Quiriri, não haverá aula no período da tarde pela dificuldade de acesso à unidade, em decorrência de um deslizamento. A escola Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, está sendo usada como abrigo e devido à quantidade de pessoas acolhidas, optou-se pela suspensão temporária das atividades escolares.

Já na Escola Municipal Germano Lenschow, na Estrada Dona Francisca, em Pirabeiraba; e na Escola Municipal Prof. Honório Saldo, na Estrada Quiriri, as atividades serão oferecidas aos alunos que residem próximo das escolas e que conseguirem chegar até a unidade. O transporte escolar na região do Quiriri e do Cubatão permanece suspenso.

As autoridades informam que quem precisar de ajuda para sair de casa, pode pedir apoio ligando para a Defesa Civil, pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), pelo 193.

Confira mais detalhes no SC Acontece:

Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução