19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Santa Catarina já registra mais de 17 cidades em situação de emergência; confira

O último relatório informativo do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC), divulgado às 10h, desta quinta-feira (1º), aponta que mais de 17 cidades catarinenses já decretaram situação de emergência, por causa das fortes chuvas que atingem o Estado.

As cidades com decretos já oficializados são: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis. Os municípios de Timbó, São José, Schroeder e Brusque estão providenciando documentos para o decreto.

A Capital do Estado, Florianópolis, não entrou na lista oficial, porém, o prefeito Topázio Neto afirmou na manhã desta quinta-feira, através das redes sociais, que decretou situação de emergência, após percorrer a cidade na madrugada e avaliar, junto da Defesa Civil Municipal, os locais com alagamentos e problemas estruturais causados pelas chuvas.

Confira a declaração no prefeito:

Nos municípios foram registradas ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos. Ao todo, 882 pessoas estão desalojadas, 520 em Joinville, 220 em São Bento do Sul, 34 em Luiz Alves, 30 em Timbó, 20 em Rio dos Cedros, 20 em Campo Alegre, 12 em Benedito Novo, nove em Araquari, dez em Garuva, quatro em Gaspar, duas em Itapoá e uma em Pomerode. E o número de desabrigados soma 195 pessoas. Destas, 168 em Joinville, dez em Jaraguá do Sul, oito em Rodeio, cinco em Guaramirim e quatro em Campo Alegre.

Os dados são informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Devido ao fato das ocorrências estarem em andamento, os números podem variar no decorrer das horas. O Governo do Estado já iniciou a entrega de itens de assistência humanitária nos municípios.

A Defesa Civil segue atuando de maneira integrada com os municípios e órgãos do Governo do Estado. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, no 193, para a Defesa Civil, pelo 199 ou para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 190.

Foto: PMASC/Reprodução