Com a melhora na condição climática nesta quinta-feira (1º), em grande parte das regiões da Grande Florianópolis a água começa a baixar, trazendo mais agilidade nos atendimentos. Ainda há preocupação em Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, que contam com áreas bastantes alagadas, por isso, também houve reforço nas equipes que estão atuando.
A Força-Tarefa (FT) do 03º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Blumenau, atua na Grande Florianópolis, junto com a FT 10, de São José e 01 de Florianópolis. Na região também atua uma equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) da Capital.
Na região de Tubarão existem pontos de alagamento, com atuação da FT 08, do próprio batalhão. Outro ponto de atenção é São João Batista, em que as equipes do 02º e 05º BBMs, respectivamente com sede em Curitibanos e Lages, estão em deslocamento, junto com parte da FT 07, de Itajaí, reforçando a atuação da Força-Tarefa 13 de Balneário Camboriú.
Além de todas estas equipes de FT, desde esta manhã também atuam nos atendimentos as equipes das aeronaves Arcanjo 01 e 05, do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC e duas aeronaves Águia, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
“Todas essas ações visam auxiliar a população neste momento extremo e, embora a situação esteja mais favorável, não é momento de descuido, pois há a previsão de chuva ou ainda, por conta do solo encharcado, a situação pode ser agravada com a possibilidade de deslizamentos, portanto é de extrema importância que a população siga alerta”, afirma o CBMSC.
O CBMSC também ressalta que “as pessoas evitem transitar por áreas alagadas, bem como mantenham a calma, uma vez que devido ao grande fluxo de ligações podem ocorrer congestionamentos nas linhas de emergência”.
Confira imagens do trabalho do CBMSC: