Ao palestrar, nesta quinta-feira (8), na sede do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) disse que a PEC da Enfermagem (PEC 27/2022) deverá ser votada na Câmara até a próxima quarta-feira, 14. Conforme disse, nesta data, fecham as 10 sessões necessárias, e, se não houver pedidos de vistas será feita a leitura do relatório. Depois a matéria segue para ser apreciada pelo plenário. A Proposta de Emenda Constitucional 27/2022, de autoria do deputado Mauro Benevides, é uma das alternativas para financiar o piso da enfermagem. A proposição autoriza a utilização do superávit de fundos públicos federais no financiamento do piso da categoria. A deputada acredita que, com essa iniciativa será possível garantir parte das fontes de financiamento para atender a estados, municípios, União e também os hospitais filantrópicos. (Foto: Denise Lacerda)
Bastidores da Alesc: diálogo nos gabinetes aproxima partidos
A deputada estadual Paulinha (Podemos), tem tido notadamente papel fundamental na construção de uma proposta associativa, para iniciar os trabalhos em 2023. O gabinete dela, segundo informações da própria assessoria, é um entra e sai de lideranças políticas. Esta semana, até mesmo a dupla emedebista, o deputado reeleito, Carlos Chiodini, e o deputado estadual eleito, Antídio Lunelli se reuniram com a deputada. Os assuntos são diversos. Vão deste o momento político, e obviamente, sobre as conjecturas para a composição da próxima Mesa Diretora do Parlamento. Paulinha deixou claro que além de ter afinidades pessoais e partidárias com Chiodini e Lunelli, estarão no mesmo projeto na Alesc. Conversas nesse sentido podem sim definir a Presidência da ALESC, e que passa pelo interesse direto de MDB. Por outro lado, Paulinha lembrou que o Podemos, com Camilo Martins e Lucas Neves, deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura, está fechado e afinado.
Comboio do Exército passa por Lages chama atenção
As incertezas quanto ao futuro político nacional ainda se mantêm. Há muita gente na rua e em frente aos quartéis. Vídeos e mais vídeos circulam nas redes sociais mostrando a movimentação de forças militares. Não se sabe exatamente a razão disso tudo. Seja como for, Lages também foi notada na última quarta-feira (7), com a aparição de veículos pesados do Exército, carregando, inclusive, tanques. Isso tudo deu margem a interpretações diversas. O comboio foi visto especialmente pelo grupo de manifestantes que está acampado próximo ao 1º BFv. Conforme se sabe e foi dito apenas, que o destino desses veículos é o Rio Grande do Sul. Por outro lado, a informação é de que apenas se trata de um novo Plano Nacional de Transporte Logístico, e que não tem ligação com as reivindicações dos manifestos que ocorrem em várias localidades do Brasil.