A Prefeitura de Florianópolis implanta recuos na SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), nos Ingleses, para servir de baias de ônibus. Desta forma, os veículos do transporte coletivo, ao chegarem nos pontos, não precisam mais parar nas pistas de rolamento causando transtornos ao trânsito.
Nesses 2,99 km, que vão do final da barreira das pistas na descida do morro até o Centrinho do balneário, estão previstos oito recuos (quatro sentido praia e quatro sentido Centro), e cinco deles já estão prontos e em funcionamento.
Por conta dessa inovação, o recapeamento asfáltico, no momento, está voltado à conclusão das baias, exclusiva e periodicamente no período noturno, das 21 às 5hs, com apoio do sistema Pare e Siga e sem alteração no tráfego.
No mais, o recapeamento já foi feito em 400 metros das pistas de rolamento a partir do morro dos Ingleses, em direção ao Centrinho. Detalhe: nos pontos onde a pista encontrava-se mais desgastada, a base do asfaltamento foi refeita e, nas áreas menos prejudicadas, ocorreu a fresagem (raspagem do asfalto velho para recebimento do novo).
A restauração do sistema de drenagem foi o primeiro grande serviço da revitalização da SC-403 concluído, no mês passado.
Ciclovia inédita
A obra é considerada inédita por ser a primeira vez que uma via pública do tipo em Santa Catarina terá ciclovia bidirecional (nos dois sentidos) no canteiro central. Para tanto, o canteiro será alargado para dar lugar à ciclovia e, consequentemente, as pistas de rolamento serão deslocadas para a área da ciclovia que existia às margens da rodovia. A ciclovia terá pavimento asfáltico e será executada no mesmo nível das pistas, porém, separada por uma mureta de concreto de 20 centímetros para maior segurança dos ciclistas, que vão poder acessá-la por faixas de pedestres.
Além da implantação da ciclovia no canteiro central, o pacote de serviços da revitalização da SC-403 ainda engloba a restauração dos passeios (calçadas) e a nova sinalização viária.
As obras correspondem a um investimento no valor de R$ 8.077.000,00. Elas serão paralisadas durante a alta temporada para evitar transtornos, e a previsão de término é no primeiro semestre do ano que vem.
Foto: PMF/Reprodução