A partir desta semana, o Centro de Castração de Biguaçu (Cecab) passa a oferecer, além da Polivalente, a vacina contra a Raiva. Com a oferta gratuita dos imunizantes no local, o tutor pode agendar a cirurgia de castração do cão ou gato no mesmo dia da aplicação e aguardar apenas o intervalo indicado entre os procedimentos, que é de 10 a 15 dias.
Os atendimentos no Cecab são realizados de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 16h. Para ter acesso ao serviço de vacinação não é preciso marcar, basta comparecer à Rua São José, nº 288, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro Centro.
Os tutores também precisam ficar atentos aos prazos e requisitos a serem respeitados para garantir a proteção completa do animal contra doenças e o controle da reprodução desenfreada. Veja as idades e cuidados recomendados para cada tipo de tratamento:
Medicação e imunização
- Vermífugo – primeira desverminação (medicação) com 30 dias de vida; repetir a administração todos os meses em filhotes e após um ano do nascimento do animal, aplicar de três em três meses;
- Vacina Polivalente – primeira dose com 45 dias de vida; segunda dose após 21 dias da dose 1; terceira dose após 21 dias da dose 2. Com o fim dessa etapa, o reforço deve ser realizado uma vez ao ano;
- Vacina contra a Raiva – primeira dose com quatro meses de vida. Após, reforço uma vez ao ano.
Castração
- Fêmeas – cães e gatos, com seis meses de vida, após imunização com as vacinas Polivalente e contra a Raiva;
- Machos – cães e gatos, a partir dos cinco meses de vida, com avaliação médico veterinário e após imunização (vacinas).
Após o cio ou a gestação, aguardar 45 dias para o procedimento. O agendamento da cirurgia só é realizado mediante a apresentação de documentos comprobatórios e o cumprimento de algumas exigências.
A lista com a documentação e as condições a serem atendidas e mais informações sobre outras atividades realizadas no Centro de Castração podem ser consultadas no botão “Castração de Animais”, página inicial, menu lateral direito, acesse clicando aqui.
Foto: Martha Huff (DICOM PMB)/Reprodução