Na quinta-feira (12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, participou de uma operação promovida pela Guarda Municipal de Florianópolis com a finalidade de fiscalizar o comércio ilegal e a utilização da faixa de areia nas praias da Capital.
No total, foram retirados em torno de 30 carrinhos de ambulantes ilegais, que estavam sem alvará para funcionar, e dois quiosques foram fechados. A operação é fruto do convênio firmado recentemente entre a Polícia Civil de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Na ação, policiais civis estiveram presentes e deram também apoio de inteligência e investigação nas fiscalizações. A ação contou com a participação de diversas unidades da prefeitura envolvidas na fiscalização como a Floram, a Vigilância Sanitária e a Superintendência de Serviços Públicos.
O convênio entre a Polícia Civil de SC e a Prefeitura de Florianópolis estabelece ações integradas no combate à corrupção, contrabando, descaminho e pirataria. A Polícia Civil fica responsável por colaborar com a prefeitura realizando cursos de capacitação, por orientar os servidores públicos municipais e por promover outras ações de recursos humanos, materiais e informacionais, estabelecidas nos limites da legislação.
Já a Prefeitura de Florianópolis fica responsável por fazer um repasse de um auxílio financeiro à Polícia Civil para a aquisição de bens e serviços visando o fortalecimento das ações integradas de combate à corrupção. O convênio foi assinado no dia 31/12/2022 e tem duração até dezembro de 2024.