19 de setembro de 2024
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Fórmula E terá dois brasileiros, 16 etapas e classificação mata-mata em 2023

Edição deste ano começa neste sábado (14) com o ePrix do México, realizado no circuito Hermanos Rodriguez

A Fórmula E faz estreia dupla neste sábado: além de ser a primeira corrida da temporada 2023, será também a primeira transmissão da categoria no Grupo Bandeirantes.

O campeonato, que terá dois representantes brasileiros e 16 etapas, terá início com o ePrix do México, realizado no Circuito Hermanos Rodríguez, o mesmo que recebe a Fórmula 1.

Para que você fique por dentro de tudo, preparamos um guia para explicar como funciona a principal categoria 100% elétrica do automobilismo mundial.

 

O que é a Fórmula E?

É um campeonato de carros de Fórmula 100% elétricos. Em vez de circuitos montados, a categoria costuma correr em áreas urbanas, já que tem como missão o desenvolvimento da mobilidade elétrica pelo mundo (há algumas exceções, como GP do México, que é realizado em um autódromo).

É justamente por isso que a Fórmula E realiza classificação e corrida no mesmo dia, para interromper o mínimo possível o tráfego dos centros urbanos por onde passa.
Na categoria, que é chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e considerado campeonato mundial, a etapas se chamam ePrix, em vez de Grand Prix.

A terceira geração do carro da Fórmula E fará sua estreia em 2023 e poderá atingir velocidades de até 322 km/h. É o carro mais veloz, eficiente e sustentável feito pela categoria até hoje. Saiba mais detalhes sobre o novo carro, que tem dois motores e tração nas quatro rodas.

Todos os pilotos guiam carro com a mesma bateria e chassi, privilegiando a habilidade dos competidores no controle da máquina para buscar o lugar mais alto do pódio.

Calendário Fórmula E 2023

1 – Cidade do México (México) – 14 de janeiro
2 – Diriyah (Arábia Saudita) – 27 de janeiro
3 – Diriyah (Arábia Saudita) – 28 de janeiro
4 – Hyderabad (Índia) – 11 de fevereiro
5 – Cidade do Cabo (África do Sul) – 25 de fevereiro
6 – São Paulo (Brasil) – 25 de março
7 – Berlim (Alemanha) – 22 de abril
8 – Berlim (Alemanha) – 23 de abril
9 – Monte Carlo (Mônaco) – 6 de maio
10 – Jakarta (Indonésia) – 3 de junho
11 – Jakarta (Indonésia) – 4 de junho
12 – Portland (EUA) – 24 de junho
13 – Roma (Itália) – 15 de julho
14 – Roma (Itália) – 16 de julho
15 – Londres (Reino Unido) – 29 de julho
16 – Londres (Reino Unido) – 30 de julho

Formato das etapas

Treino livre: quando o fim de semana for de apenas uma corrida, os pilotos têm 30 minutos de treino livre na sexta para ajustar o carro. Quando o fim de semana for de duas corridas, os pilotos têm um treino de 30 minutos na sexta e outro, também de 30 minutos, no sábado.

Classificação

A temporada 2023 terá classificação mata-mata. Na primeira parte, os 22 pilotos serão divididos em dois grupos de 11, cada grupo com 10 minutos para tentar a melhor volta (sem limite de tentativas). Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.

A partir das quartas, os pilotos terão uma tentativa para a melhor volta. Os quatro melhores avançam à semifinal também com apenas uma tentativa para a melhor volta. Os dois melhores disputam a pole no mesmo formato.

Corridas

conhecidas com ePrix, as disputas começam com o grid parado. Antes por tempo, agora as etapas são realizadas com um número pré-determinado de voltas, que deve variar de corrida para corrida.

  • Modo ataque: os pilotos podem optar por usar um traçado não ideal e perder tempo em troca de mais potência por um determinado tempo.
  • Fanboost: introduzido na primeira temporada, permitia que os pilotos recebessem potência extra através do voto popular. Controverso entre os pilotos, acabou a removido pela Fórmula E para a temporada 2023.

Pneus

São de 18 polegadas e servem para todos os tipos de pista. Cada piloto recebe quatro jogos de pneus se o fim de semana tiver apenas uma corrida. E seis jogos se o fim de semana for de rodada dupla.

Pit Stop

Cada piloto precisa fazer uma parada obrigatória de 30 segundos. Nesse pit stop, os pilotos receberão uma carga veloz de energia (600 KW) que desbloqueará potência extra para dois usos do modo ataque.

Equipes e pilotos

A temporada 2023 terá 11 equipes, com um grid total de 22 pilotos. Desses, dois representam o Brasil. São eles Lucas di Grassi, no grid desde a estreia da categoria, em 2014 e campeão da temporada 2016/2017. Outro piloto da casa é o mineiro Sergio Sette Câmara, que estreou em 2020, mas vai para sua terceira temporada como titular em 2023.

Jaguar: Mitch Evans e Sam Bird
Porsche: António Félix da Costa e Pascal Wehrlein
Andretti: Jake Dennis e André Lotterer
Mahindra: Oliver Rowland e Lucas Di Grassi
NIO 333: Dan Ticktum e Sérgio Sette Câmara
Envision: Nick Cassidy e Sébastien Buemi
Penske: Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne
Maserati: Maximilian Günther e Edoardo Mortara
Nissan: Norman Nato e Sacha Fenestraz
McLaren: René Rast e Jake Hughes
ABT: Robin Frijns e Nico Müller

Todos os campeões da Fórmula E

• 2014–15 – Nelson Piquet Jr (Brasil)
• 2015–16 – Sébastien Buemi (Suíça)
• 2016–17 – Lucas di Grassi (Brasil)
• 2017–18 – Jean-Éric Vergne (França)
• 2018–19 – Jean-Éric Vergne (França)
• 2019–20 – António Félix da Costa (Portugal)
• 2020–21 – Nyck de Vries (Holanda)
• 2021–22 – Stoffel Vandoorne (Bélgica)

Nesta sexta (13), os pilotos realizam a primeira sessão de treinos livres, de 30 minutos, a partir das 19h30. No sábado (14), é a vez de mais 30 minutos de ação no segundo treino livre, às 10h30. No mesmo dia, às 12h40, pilotos e equipes disputam a qualificação. A corrida, também no sábado, tem largada às 17h03, mas você acompanha tudo ao vivo já desde as 16h45.
Tanto a qualificação quanto a corrida terão transmissão ao vivo do BandSports, do Band.com.br e do Bandplay. Não perca.