Um avião modelo ATR 72 com 72 passageiros caiu neste domingo (15) durante voo doméstico, no Nepal, país da Ásia. Pelo menos 68 pessoas morreram.
O voo da companhia Yeti Airlines ia de Katmandu para a cidade turística de Pokhara. A aeronave caiu perto de um aeroporto. Segundo informações do porta-voz da Yeti Airlines, responsável pela aeronave, havia quatro tripulantes e 68 passageiros a bordo, entre homens, mulheres e crianças. São 53 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, dois coreanos, um argentino, um australiano, um irlandês e um francês.
O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal convocou uma reunião de emergência de seu gabinete e pediu às agências estatais que trabalhem nas operações de resgate. Uma investigação sobre a causa do acidente foi instalada.
O país do Himalaia também possui algumas das pistas mais remotas e de difícil acesso do mundo, ladeadas por picos cobertos de neve que tornam a aproximação desafiadora até mesmo para pilotos experientes. Esse é o pior acidente aéreo do país desde 1997, quando uma aeronave matou 167 pessoas.
As companhias indicam que o Nepal não possui infraestrutura para estabelecer previsões meteorológicas precisas, principalmente nas regiões mais remotas e de relevo montanhoso, onde foram registrados acidentes fatais nos últimos anos.
Confira algumas imagens que registraram da queda do avião:
— Octave (@dadygars) January 15, 2023
Foto: Twitter/Reprodução