Uma usina hidrelétrica fechada há mais de meio século vai ser reativada em São José, na Grande Florianópolis. As obras estão previstas para começar em fevereiro e vão aumentar a oferta de energia na região.
Inaugurada em 1910, a usina é a segunda mais antiga do Estado e fica às margens do Rio Maruim, em São José, na Grande Florianópolis. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico cultural e natural do município.
A obra tem prazo estimado de 12 meses e investimento aproximado de R$ 9 milhões. Com ela, a usina terá capacidade instalada de 1.000 KW (quilowatts), equivalente a atender em média duas mil unidades consumidoras.
“Diversas obras em Santa Catarina devem ser resgatadas, e está é uma delas. É uma forma de manter a cultura e a história da região, sendo possível futuramente que as famílias, crianças e escolas possam fazer visitação e ter conhecimento histórico, não apenas teórico”, afirmou o presidente da Celesc, Clécio Poleto Martins.
Além do impacto na geração de energia, o patrimônio histórico-cultural do município será revitalizado e disponibilizado para visitação pública através do evento “Celesc de Portas Abertas” e também por agendamento.
Confira a matéria completa: