O recesso escolar chegou ao fim, e todos os 6 mil profissionais que atuam na rede de ensino municipal de Florianópolis retomaram seus postos e atividades na última segunda-feira (6). Além da preparação para recepcionar os alunos, que voltam às atividades na quarta-feira (8), também será lançado o projeto Bombeiro Mirim.
De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, as unidades educativas municipais estão preparando atividades que envolvam arte, educação, prevenção, esporte e meio ambiente.
No primeiro dia de aula, a Escola Básica Municipal (EBM) Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, receberá a visita dos contadores de história Vô Zeca, interpretado pelo auxiliar de sala Eduardo Tasca, e Mocotinha, concebida pela professora Danielle Horn, para alegrar e recepcionar as turmas do vespertino.
Na manhã de quinta-feira (9), será a vez da Secretaria de Educação, juntamente com Bombeiros Militares do 1° Batalhão, lançar o projeto Bombeiro Mirim, que já formou mais de 2 mil crianças, na EBM Lupércio Belarmino da Silva, localizada na Caieira da Barra do Sul.
A iniciativa busca compartilhar conceitos de prevenção, primeiros socorros, riscos inerentes ao fogo e valores morais com as turmas de 4º e 5º ano. “Respeito, disciplina e cooperação. Estes são temas importantes que são discutidos durante o projeto e que estão presente no nosso lema: Bombeiro mirim entrando em ação, respeito, disciplina e cooperação!”, explica Charles Schnorr, coordenador de Prevenção .
Enquanto isso, na sexta-feira (10), a EBM José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, fará uma saída de estudos rumo à Trilha da Lagoa do Peri com a garotada do 7º ano. Os educadores que acompanharão os estudantes pela manhã irão trabalhar conceitos como o ecossistema da lagoa e laguna, além de apresentar a lenda da Lagoa do Peri de uma maneira lúdica.
Atualmente, a educação infantil municipal possui 85 núcleos de educação que atendem quase 19 mil crianças de 4 meses a 6 anos, o ensino fundamental comporta mais de 19 mil estudantes em 38 escolas, e a Educação de Jovens e Adultos é responsável pela conclusão do ensino de 1.490 pessoas, matriculados em algum dos 28 polos e sedes distribuídos pela Capital.
Fotos: PMF/Reprodução