Pesquisas mostram que quase 900 mil catarinenses vivem em estado de fome
O primeiro dia da quaresma, época de reflexão para os católicos, vem com um objetivo maior em Santa Catarina, a fome. Por isso, a Campanha da Fraternidade 2023 lançada hoje pela Arquidiocese de Florianópolis tem como tema “Fraternidade e Fome” . A meta é criar estratégias para dar suporte às famílias que estejam passando por essa situação.
A fome é um tema recorrente e foi agravado durante a pandemia de COVID-19, colocando mais de 33 milhões de brasileiro na zona da pobreza alimentar. Em Santa Catarina esse cenário não é diferente, de acordo com a rede de pesquisa e soberania em segurança alimentar e nutricional, cerca de 40% da população se encontra hoje em segurança alimentar leve, moderada e grave.
“Superar isto é fazer mais do que campanhas, almoços, é criar uma situação social em que todos tenham garantido o seu direito de se alimentar, e se alimentar bem, não só de vez em quanto”, afirmou Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis.
Um dos caminhos apoiados pela capanha em Florianópolis são as cozinhas e hortas comunitárias, como o Restaurante Popular, por exemplo. Projetos que foram desenvolvidos durante a pandemia com o apoio da ação social da arquidiocese.
A expectativa é de que até o final da campanha, a comunidade possa contar com mais projetos que busquem, pela segurança alimentar, maior incentivo ao voluntariado.
Veja na reportagem de Júlia Matos para o SC Acontece:
Foto: Instagram/Reprodução.