Equipe de reportagem da Band entrou nesta terça-feira (7) no Sistema Valores a Receber, criado pelo Banco Central, e constatou que fila, apesar de ser 100% online, tinha mais de 170 mil pessoas em espera
Resgatar o chamado “dinheiro esquecido” em instituições financeiras não foi uma tarefa tão fácil assim para quem tentou acessar a fila pela manhã. A equipe de reportagem da Band entrou no Sistema Valores a Receber (SVR), criado pelo Banco Central (BC), e se assustou com a espera.
Até 9h32 de hoje, a jornalista Leila Caldeira, que acessou o site, ocupava a posição 170.136. O horário previsto para ser atendida seria às 12h25, quase três horas após o acesso.
Vale lembrar que a consulta prévia para divulgar quem tem dinheiro ou não “esquecido” ocorreu na semana passada, porém não informava os valores. Hoje, além de consultar quanto tem a receber, o cidadão também pode sacar a quantia.
R$ 6 bilhões
A partir das 10h, os usuários puderam agendar o recebimento dos recursos no site Valores a Receber. As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro. Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.
O sistema traz novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.
Também há uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa. Nela, o BC informa que o interessado pode sair da tela quando quiser, sem perder a posição na fila.
Foto: Reprodução