20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Confira como foi a Procissão do Senhor dos Passos em Florianópolis

Uma das maiores festas de fé e de religiosidade de Santa Catarina reuniu milhares de fiéis neste fim de semana em Florianópolis. Realizada pela Irmandade Senhor dos Passos, a celebração dos católicos acontece desde 1766

Segundo a Polícia Militar, 55 mil pessoas participaram das celebrações. A noite de sábado (25) foi marcada por momentos de fé é devoção. As imagens foram carregadas pelas ruas centrais da capital por integrantes da comunidade, resgatando a tradição que remonta às origens da Procissão.

Um dos momentos de grande emoção foi quando as imagens, passando pela Tirandentes, encontraram com público presente em festas do entorno e em uma unidade, seguiram juntos uma parte do trajeto. Logo no início do percurso, uma leve chuva, mas nada afugentou a multidão. Segundo a PM, no primeiro dia cerca de 25 mil pessoas participaram da Procissão.

No domingo (26), o sol forte foi companheiro na maior parte do trajeto, uma leve chuva caiu quando as imagens passavam pelo Tribunal de Contas. A tarde foi marcada pela forte presença de políticos na Procissão. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e o governador Jorginho Mello, caminharam lado a lado.

 

O sermão do encontro, proferido pelo padre Hélio Luciano, falou a importância do amor e das relações, para servir com amor, ajudando as pessoas, “que a miséria será erradicada, que se lute contra a morte precoce de nossas crianças. Que se busque o bem comum. Que o amor fale mais alto e não a busca por cargos. O amor de Deus simbolizado na cena do encontro entre Mãe e Filho seja um incentivo para que as pessoas entendam o real significado do amor de Deus e que seja encarnado na vida de cada um e cada uma”.

Segundo a PM, na tarde deste domingo, 30 mil pessoas acompanharam a maior e mais antiga manifestação cultural e religiosa de SC. Ao retornar para a Capela Menino Deus o Padre Willian Vogel agradeceu a participação do público e pediu para que todos continuem levando a mensagem do Senhor dos Passos para todos e encharcar todos os corações.

O governador Jorginho Mello acompanhou o encontro das imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores em frente à Catedral Metropolitana. Essa é a primeira procissão que o Jorginho Mello participa na condição de governador de Santa Catarina.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o chefe do poder executivo estadual disse que o momento é de fé de agradecimentos. “Eu sempre participo das festividades religiosas e ver essa multidão com fé e juntos nessa procissão em Florianópolis me deixou muito contente”, reforçou o governador.

História da procissão

Há 257 anos, a procissão é realizada todos os anos, sempre 15 dias antes da Páscoa, e mobiliza os fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis.

A festividade iniciou quando uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, atracou na Ilha do Desterro trazendo a imagem de Senhor Jesus dos Passos.

Após três tentativas de partida frustradas do navio, devido às fortes tempestades, a tripulação considerou que aquilo seria um sinal divino, que a imagem deveria permanecer na cidade.

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006, e também tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde setembro de 2018.

Confira mais fotos da Procissão:

Fotos: PSJP/Reprodução