Entidade proporciona troca de experiências com mais de 30 países
Florianópolis se tornou membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras. Através de lei sancionada pelo prefeito, Topázio Neto (PSD), a capital catarinense passa a ser a 27ª cidade brasileira a integrar essa entidade. No mundo, o número de cidades membros está próximo de 500, ao redor de 35 países, em todos os continentes.
A sede da entidade fica em Barcelona, na Espanha, e seu objetivo é promover a colaboração para troca de experiências e apoiar projetos de estudos e de investimentos, tanto em cooperação direta quanto em colaboração com organismos internacionais.
O secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, lembra que no ano passado a Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei autorizando o município a entrar na Associação Internacional de Cidades Educadoras, fundada em 1994. “Acompanhei de perto toda a tramitação, o projeto foi aprovado há 15 dias e agora o prefeito sancionou a lei”, declara.
A Associação busca promover condições de plena igualdade para que todas as pessoas se sintam respeitadas e sejam respeitadoras, capazes de dialogar e escutar ativamente. Por isso, a Associação criou o Prêmio Cidades Educadoras para reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que os seus membros realizam, destacando as boas práticas que possam ser fonte de inspiração para outras cidades.
Foto: Reprodução