A equipe do CyberGAECO possui agentes especializados no combate a crimes cibernéticos, apoiando os órgãos policiais e ministerial na investigação de delitos praticados no ambiente digital, inclusive, para intervenção imediata, a fim de mitigar os danos decorrentes de grandes fraudes a órgãos governamentais
Após informações repassadas nesta sexta-feira (31) pela Diretoria de Tecnologia e Inovação do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC), dando conta de um suposto site falso, criado para aplicação de golpes em contribuintes que fizessem o pagamento do IPVA/2023, a equipe do CyberGAECO, juntamente ao referido núcleo técnico do Detrane do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), rapidamente interveio para derrubar o acesso ao falso site utilizado para a prática criminosa. Evitando assim, que os golpistas fizessem novas vítimas.
Na madrugada de sexta para sábado, menos de 24h após o alerta, o site já estava inacessível na internet. Cabe destacar que foi verificado ainda links semelhantes a prática delituosa em desfavor do em outros quatro Estados (RS, PA, TO e SP) os quais também foram derrubados após intervenção.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que coordena a força-tarefa do GAECO, ainda faz um alerta à população acerca dos recorrentes casos de golpe envolvendo falsos sites de leilão de veículos credenciados aos Detran de todo o país, causando prejuízos elevados nas vítimas deste tipo de fraude virtual.
Por isso, sempre que buscar tal serviço na internet, desconfie de valores muito abaixo do praticado pelo mercado, desconfie de sites hospedados em domínio que não seja .com.br e especialmente quando informado que o bem não pode ser visitado.
O Departamento Estadual de Trânsito informou, através de um comunicado, que foi surpreendido nesta sexta-feira com um site falso que oferece desconto no IPVA para pagamento com Pix. Além do site “fake”, existe um link patrocinado no Google. O Detran reforça que o link verdadeiro é o https://www.detran.sc.gov.br.
Ainda em comunicado, foi afirmado que “o departamento jurídico já foi acionado e está preparando as medidas necessárias. O Detran e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC/SC), estão trabalhando para que a população não sofra nenhum prejuízo”.
Foto: Detran-SC/Reprodução