20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Dalai lama pede que criança “chupe sua língua”; vídeo

Vídeo flagra momento em que o líder espiritual tibetano oferece a língua para um garoto

O dalai lama Tenzin Gyatso, líder espiritual tibetano, tentou beijar uma criança. Em vídeo que repercutiu no último final de semana mostra o momento em que o religioso de 87 anos oferece a língua para que o garoto a chupasse. O caso aconteceu em uma cerimônia no final de fevereiro, com mais de 100 estudantes presentes.

Inicialmente, o menino abraça o dalai lama e lhe dá um beijo na bochecha. Em seguida, o líder espiritual aponta para os lábios e diz “acho que aqui também”, chegando a encostar sua boca na boca da criança. Não suficiente, ainda pede que o garoto “chupe sua língua”. Após a propagação do vídeo, uma onda de críticas surgiu nas redes sociais, acusando o monge de pedofilia.

Veja o vídeo da cena

O que é dalai lama?

Dalai lama trata-se de um título e não de um substantivo próprio, diferente do que muita gente pode achar. Assim como o papa é a mais alta autoridade católica, o líder espiritual asiático é visto como a principal personalidade do budismo tibetano, além de ser o chefe de Estado do Tibet, região autônoma da China.

Por se tratar de um título, tal como papa, presidente, rainha, etc., a grafia do termo deve iniciar com as duas letras minúsculas em contextos em que todos os cargos têm tal tratamento. Exemplo: “O papa encontrou-se com o dalai lama”.

Foto: Reprodução