Deputados estaduais estão mostrando serviço. O exemplo está na criação das Frentes Parlamentares que ampliam atividades, e com objetivos de estudar, debater e mobilizar os próprios deputados e a sociedade civil para uma discussão mais ampla a respeito das mais diversas demandas da população. Além das já instaladas, nos dias 17 e 19 de abril o Plenarinho deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, será palco do lançamento de duas novas frentes parlamentares. Uma delas, a de Defesa das Comunidades Terapêuticas, que tem como proponente o deputado Marcos da Rosa (União), conta com o apoio dos deputados Napoleão Bernardes (PSD), Maurício Eskudlark (PL), Jair Miotto (União), Sergio Motta (Republicanos) e Lucas Neves (Podemos). A frente dará cobertura em temas que tratam da restauração das vidas acometidas pelas drogas e pelo crime, buscando um melhor resultado desse trabalho de recuperação, através do apoio a estas entidades que auxiliam no acolhimento e no tratamento dos dependentes químicos. A instalação ocorre na segunda-feira (17). Foto: Palácio Barriga Verde/ Registro: Jonas L. Campos/Agência AL
Frente Parlamentar das Juventudes
Já na quarta-feira, dia 19, às 19h, será instalada uma segunda, a Frente Parlamentar das Juventudes. A proposta do colegiado, segundo o seu proponente, o deputado Marquito (Psol), é oportunizar um espaço para que sejam pensados e formulados projetos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas 15 a 29 anos, segmento que no estado é estimado em 1,6 milhão de pessoas. Entre os temas já pautados para a nova frente estão o acesso à educação superior, a permanência estudantil e a geração de emprego e renda. O grupo será formado ainda pelos deputados Napoleão Bernardes, Padre Pedro Baldissera (PT), Fabiano da Luz (PT), Paulinha (Podemos), Marcos Vieira (PSDB), Luciane Carminatti (PT), Altair Silva (PP), Ivan Naatz (PL), Marcius Machado (PL) e Maurício Eskudlark.
Conclusão do inquérito sobre a tragédia em Blumenau
O Governo de Santa Catarina vai divulgar na próxima segunda-feira, 17, às 14h, em coletiva à imprensa, a conclusão do inquérito policial no caso envolvendo o ataque à creche em Blumenau no último dia 5 de abril. A Polícia Civil e a Polícia Científica atuaram na parte investigativa do caso e o resultado do que foi apurado será divulgado em coletiva de imprensa na Acadepol em Florianópolis. As forças de segurança presentes também irão trazer mais detalhes dos investimentos do Estado na Segurança Pública.