Primeira rodada tem Criciúma no G-4, Avaí no Z-4 e Chapecoense em 16º
Está valendo a Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. Com abertura na noite da última sexta-feira (14), nove dos 10 jogos da 1ª rodada já aconteceram — falta o confronto entre CRB x Sport, ainda sem data definida — e oito times largaram com vitória, garantindo os primeiros três pontos. Entre os vitoriosos, apenas o Criciúma representa Santa Catarina, após vitória por 2 a 0 sobre a Tombense. A Chapecoense perdeu para o Mirassol por placar simples e o Avaí sucumbiu frente ao embalo do Guarani: goleada de 4 a 1. Confira.
Criciúma X Tombense
No Heriberto Hülse, o Criciúma fez valer a força da casa e abriu o placar com apenas 38 segundos, no domingo (16). Comandando o ataque, Eder chutou cruzado e fez a bola passar por baixo das pernas do goleiro Felipe Garcia. Aos 22 minutos da segunda etapa, Fellipe Mateus apareceu bem na área para receber passe de Marquinhos Gabriel e fechar o placar. O atual campeão catarinense estreia com o pé direito na competição nacional.
Mirassol X Chapecoense
No sábado (15), a Chapecoense foi a Mirassol para encarar o time residente do interior paulista. Jogando no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, o jogo era equilibrado até os 17 minutos do segundo tempo, até o momento de Gabriel brilhar. Arrancando desde o meio de campo, o camisa 10 do Mirassol driblou o zagueiro Victor Ramos, invadiu a área e soltou a bomba. Fim de jogo: Mirassol 1 x 0 Chapecoense.
Guarani X Avaí
A partida que abriu a Série B de 2023 aconteceu no Brinco de Ouro da Princesa, às 19h de sexta-feira (14). Em Campinas, o Avaí, Leão da Ilha de Santa Catarina, foi medir forças contra o time paulista, mas acabou engolido pelo Bugre. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Matheus Barbosa, volante ex-Avaí, usou sua melhor arma, o chute de longe, e marcou um golaço do meio da rua, acertando o ângulo direito do goleiro Ygor.
No início do segundo tempo, Patiño aproveitou cruzamento e Júlio César e empatou o jogo na pequena área, aos 8 minutos. Assim o jogo seguia disputado, mas aos 30 minutos Bruninho colocou o Guarani na frente, escorando cruzamento de Régis, que fez boa jogada pelo lado direito da defesa avaiana.
Aos 38, novamente nas costas da defesa do Avaí pela direita, o meia Isaque cruzou e o atacante Derek ampliou para o Guarani. Nos minutos finais, o atacante Igor, do Avaí, voltou para marcar, mas derrubou Isaque na área. De pênalti, Régis fechou o placar.
Tabela
Com a goleada sobre o Avaí, o Guarani agora é líder da competição, com três pontos e quatro gols marcados. Em seguida vem o Vitória, que venceu a Ponte Preta por 3 a 0. O Criciúma entra para o grupo dos oito times que somaram três pontos e figura na quarta colocação. Derrotados na estreia, a Chapecoense aparece em 16º lugar e o Avaí entra na zona de rebaixamento, em 19º lugar, ambos com 0 ponto.
Foto: Celso da Luz / Reprodução