Depois de um início de semana chuvoso em alguns pontos de Santa Catarina, o frio é que deverá chegar no Estado
No decorrer de quarta-feira (19), conforme a meteorologia da Defesa Civil, está prevista a chegada de uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar, o que, além de firmar o tempo, vai provocar a queda brusca na temperatura em todas as regiões.
O frio mais intenso será sentido nas áreas altas do estado entre o Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, regiões onde as mínimas deverão ser negativas. Haverá condições favoráveis para formação de geada que vai desde o Extremo-Oeste até os planaltos e, também, no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana.
A meteorologia prevê que o frio será amplo, sendo que as madrugadas de quarta (19) até sexta-feira (21) serão geladas em todo o estado, com mínimas próximas a abaixo dos 10°C em todas as regiões.
Confira a previsão do tempo:
Ao longo desta terça-feira (18), a combinação de instabilidades em diversos níveis da atmosfera, com a oferta de calor e umidade provenientes da região amazônica, fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir em forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa e volumosa, nas regiões do Meio-Oeste, em todo o Vale do Itajaí, do Planalto Norte, Litoral Norte, da Grande Florianópolis e do Litoral Sul.
Nas demais áreas o dia fica com variação de nuvens e eventual ocorrência de chuva. Ao longo da noite, por conta da aproximação de um sistema de alta pressão, a chuva perde força até parar. As temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e oscilam entre 7°C e 11°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste, variam entre 12°C e 14°C no Extremo Oeste e Oeste e oscilam entre 11 e 17°C nas demais áreas. Máximas entre 15 e 22°C do Meio-Oeste ao Litoral e entre 20 e 27°C no Extremo Oeste e no Oeste catarinense.
Na quarta-feira (19) a atuação de um sistema de alta pressão no estado, mantém o tempo estável com sol entre poucas nuvens em praticamente todas as regiões. Este sistema de alta pressão, ainda ocasiona um declínio nas temperaturas, com mínimas de 4 a 8°C na Serra e no Meio-Oeste, de 11 a 16°C no Baixo e Médio Vale do Itajaí e na faixa litorânea e de 7 a 10°C nas outras áreas.
O risco relacionado à queda acentuada das temperaturas é moderado a alto. As máximas ficam entre 13 e 18°C no Planalto Sul, entre 16°C e 18° no Meio-Oeste, entre 19°C e 25°C no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí e entre 19°C e 23°C nas demais regiões. Ventos de direção oeste/sudoeste, com intensidade fraca e rajadas moderadas a fortes (entre 45 a 75 km/h) em todo o estado, com maior intensidade nas regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e da Grd, Florianópolis Serrana a partir da tarde.
Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a massa de ar frio seguirá atuando, deixando o dia com sol e variação de nuvens. Há novamente chance de geada no amanhecer, sensação de frio e temperaturas mínimas baixas (na noite e madrugada), com as temperaturas ficando novamente abaixo dos 10°C em grande parte de SC.
Cuidados
Em virtude do declínio acentuado das temperaturas e da permanência do frio até o fim da semana, é importante tomar cuidados com a saúde, sobretudo com pessoas enfermas, idosos, crianças e animais.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.
Foto: Freepik/Reprodução