A ferramenta já está ativa para escolas municipais e agora se expande para demais escolas do município
O Município de Itajaí, por meio da Secretarias de Tecnologia (Setec) e de Segurança Pública, informou que vai disponibilizar às unidades escolares estaduais e particulares o botão Alerta Escola. A ferramenta, que já funciona em toda a Rede Municipal de Ensino, permitirá que as escolas e creches da cidade interessadas também possam acionar mais rapidamente as forças de segurança em casos de emergência.
Para acessar o aplicativo, é necessário que as escolas estaduais e particulares, sejam de ensino fundamental ou creches, realizem um cadastro, que já está disponível. Basta clicar aqui e preencher com as informações solicitadas.
A instalação do aplicativo nas unidades credenciadas da Rede Municipal está ocorrendo nesta semana, e o início do funcionamento está previsto para segunda-feira (24). Após finalizar essa etapa, as equipes da Setec iniciarão a instalação junto às escolas estaduais e privadas. Ao todo, três dispositivos móveis em cada escola terão acesso ao botão de alerta.
O botão Alerta Escola fica vinculado ao Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Em caso de emergência, a unidade poderá acionar o botão e a viatura mais próxima do local é enviada para atendimento da ocorrência.
Primeiro chamado
Na tarde de segunda-feira (17), as equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública atenderam a primeira ocorrência através do botão Alerta Escola. O acionamento aconteceu devido a um surto emocional de um estudante em uma unidade municipal. Em menos de um minuto, a equipe da Guarda Municipal chegou ao local e prestou suporte à escola, acalmando o aluno e realizando os encaminhamentos necessários para garantir a segurança de todos.
Foto: Prefeitura de Itajaí