Evento ocorre nesta sexta-feira (21) e contará com a participação especial do Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy
Nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, às 19h30, Criciúma promoverá o espetáculo do Conjunto de Canto e Dança da Escola Politécnica de Varsóvia/Polônia. Realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a atração artística é gratuita e possui indicação livre para todos os públicos interessados em se aprofundar na cultura polonesa.
Criciúma será o primeiro município catarinense a receber o conjunto de dança polonês, que fará uma turnê no país, com apresentações programadas para ocorrerem em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Paraná. A comunidade polonesa de Criciúma hospedará o grupo convidado em suas casas durante a estádia na cidade.
Na sexta-feira, os poloneses serão convidados a passar o dia com a sociedade polonesa de Criciúma, além de visitarem a Mina de Visitação Octávio Fontana e o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc².
“Todo ano, estão sendo atraídos vários jovens que se apaixonam pela beleza e pela cultura polonesa propagada pelo conjunto. Eles trazem com sua equipe suas habilidades artísticas, seu tempo e seus entusiasmos com a cultura polonesa”, contou a coordenadora do Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy, Sirley Novack.
Durante a apresentação, o grupo mesclará dança com o canto coletivo e contará, ainda, com a participação especial do Grupo Folclórico de Criciúma.
Sobre o Conjunto de Canto e Dança da Escola Politécnica de Varsóvia/Polônia
O conjunto de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia/ Polônia foi fundada em 1951. Os membros são alunos de canto e dança da universidade e se apresentam em vários países. O conjunto se apresenta em dois grupos de oito pares de dança e canto e com uma orquestra de 10 pessoas, totalizando 36 pessoas para as apresentações internacionais. Janusz Chojecki, coreógrafo de renome internacional, é o diretor do conjunto e trabalhou dois anos no Brasil.
“Será um espetáculo dinâmico, vibrante e envolvente para o público. Os dançarinos e dançarinas dançam e cantam o tempo todo acompanhados de um grupo vindo diretamente da Polônia. Também é uma maneira de estarmos revisitando as origens da cidade através da cultura trazida pela imigração polonesa”, conta o diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado.
Foto: Prefeitura de Criciúma/Reprodução