Exposição e cardápio do Restaurante Universitário marcam ações temáticas da Universidade
Comemorado nacionalmente no dia 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas recebeu duas homenagens por parte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta quarta-feira, o cardápio do Restaurante Universitário do Campus de Florianópolis teve a inclusão de uma receita indígena e, durante todo o mês de abril, está aberta, no Hall da Reitoria, uma exposição fotográfica sobre as mobilizações para a permanência estudantil indígena na UFSC.
Cardápio
No Restaurante Universitário, os estudantes têm acesso a um prato simples à base de fubá, que integra o cardápio deste dia 19. Denominado Totol, com a pronúncia de “totolo”, a receita leva fubá, água, sal e azeite para formar uma espécie de cuscuz. A inciativa foi viabilizada com a ajuda do estudante indígena Laklãnõ/Xokleng, Djeimi Camlem.
Aluno de Fonoaudiologia, Djeimi foi ao RU na última quinta-feira (13) e ensinou a chef do restaurante a preparar o prato, que pode ser servido sobre ty (folhas de caetê) ou no prato, com klágnē (carne) ou kagklo (peixe).
Exposição
No Hall da Reitoria da UFSC, está aberta, desde o último dia 6 e com prazo até o dia 30 de abril, a exposição Ocupação Maloca, que retrata as mobilizações dos estudantes indígenas da UFSC, ao longo de 2022, contra o marco temporal por permanência estudantil. A exposição, com entrada gratuita, é organizada pelo Curso de Jornalismo da UFSC e por alunos indígenas de diversos cursos de Graduação.
Estão expostas mais de 50 imagens jornalísticas, tiradas por 12 fotógrafos. As fotos foram tiradas em vários lugares, como Brasília; algumas embaixadas visitadas em 2021 e 2022; no Acampamento Terra Livre Sul de 2022, que aconteceu na Terra Indígena Toldo do Chimbangue; e nos protestos contra o Marco Temporal que foram realizados em Florianópolis.
Com informações da Agecom UFSC
Foto: Agecom / Reprodução