23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Número de internações por gripe aumenta em Santa Catarina

Menos de 30% do público alvo se vacinou contra a influenza, um tipo de gripe, em Santa Catarina

Este ano, foram notificados 245 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza até o início do mês de maio, enquanto no mesmo período do ano passado foram 157. Os dados de 2023 estão no boletim epidemiológico da influenza divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC).

Segundo o Painel de Vacinação da influenza, do Ministério da Saúde, até a última quinta-feira (11), passado um mês do início da Campanha de Vacinação, apenas 37% dos idosos com 60 anos ou mais tomaram a dose da vacina contra a gripe. Nas crianças, o percentual é ainda menor, somente 19% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos estão vacinadas. Somados todos os grupos prioritários para a vacinação, aqueles que compõe o chamado público alvo, menos de 30% se imunizou contra a influenza.

Para o diretor de Vigilância Epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, a vacinação previne o agravamento da doença: “Nós já estamos no período de sazonalidade da doença e agora a tendência é registrar cada vez mais casos de gripe, o que é normal para a época do ano, mas nós podemos evitar que esses casos evoluam para gravidade com a vacinação. Então, o nosso apelo é para que a população dos grupos prioritários procure uma unidade de saúde para fazer a vacina contra a gripe”, ressalta o diretor.

 

Confira a matéria completa no SC Acontece:

Foto: Freepik / Reprodução