Baixa procura na campanha nacional de vacinação fez com que o Ministério da Saúde autorizasse mudança no público-alvo
Cidades brasileiras estão autorizadas a vacinar todos os maiores de seis meses com a vacina da gripe a partir desta segunda-feira (15). O Ministério da Saúde autorizou a ampliação do grupo apto para imunização após a baixa procura na primeira etapa da campanha, restrita aos idosos, pessoas com comorbidades, indígenas e quilombolas.
Até agora, segundo o Ministério da Saúde, apenas 30% do grupo prioritário foi imunizado. O Governo Federal afirma que a ampliação da campanha busca reduzir a incidência da doença, que pode gerar quadros respiratórios graves em alguns casos, durante o período de temperaturas mais baixas.
O foco do Ministério da Saúde é garantir uma alta taxa de vacinação antes da chegada do inverno, que propicia a contaminação com o vírus da influenza.
A pasta informou ainda que “atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região”.
A nova meta definida pelo Governo Federal é imunizar 90% da população brasileira. É necessário se vacinar contra a gripe anualmente, já que as cepas em circulam sofrem constante alteração.
Fonte: Band
Foto: Freepik/Reprodução