Quase cinco mil litros de agrotóxico contrabandeado iam da Argentina para Capinzal
Na madrugada de sábado (20), policiais rodoviários federais apreenderam cerca de cinco mil litros de agrotóxicos contrabandeados entrando no Brasil pelo Oeste de Santa Catarina. Com origem na Argentina, a carga foi interceptada na BR-282, em Xanxerê, mas tinha como destino o município de Capinzal, no Meio-Oeste catarinense.
O motorista do caminhão, com placas de Chapecó, disse aos policiais que transportava de sacos de cimento. Contudo, ele não apresentou nota fiscal e alegou que não tinha a chave do compartimento de carga, trancado com cadeado. Os agentes tiveram que quebrar o cadeado para abrir o compartimento, dentro do qual encontraram 248 galões de 20 litros de agrotóxicos, totalizando 4.960 litros.
O condutor e o passageiro, de 28 e 49 anos, confessaram que seriam pagos para levar a carga até o destino. Os dois homens foram conduzidos à Polícia Federal de Chapecó para responder por contrabando.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motivo do Paraquat, agrotóxico apreendido, ter sido proibido nacionalmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se deve aos riscos de doenças graves em quem manipula o produto.
Foto: PRF / Divulgação