23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Santa Catarina encaminha acordo para ter escritório de representação do governo italiano

Parceria por escritório é caminho intermediário até a instalação de um consulado no Estado

Com objetivo de atender demandas da população com descendência italiana no estado, Santa Catarina encaminha a instalação de um escritório de representação do governo italiano em Florianópolis. A novidade foi anunciada na manhã desta quarta-feira (24) pelo secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado, Juliano Froehner, durante reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália, na Assembleia Legislativa.

A ideia é de que os serviços consulares estejam disponíveis em Santa Catarina para o próximo semestre de 2023 e ainda há intenção de que seja criado um consulado italiano em solo catarinense para atender todos os pleitos da comunidade com descendência italiana no estado, que corresponde a 68% da população.

“Santa Catarina é um estado internacional. Por isso, o nosso objetivo é que tenhamos um consulado, que vem de encontro com as demandas da Frente”, declarou Froehner.

 

Coordenador da Frente, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou que este é um avanço significativo, mas que um dos objetivos principais da Frente Parlamentar é justamente a criação de uma Agência Consular de Carreira em solo catarinense. Na visão de Caropreso, a instalação do escritório seria uma situação intermediária, antes de se ter de fato uma “agência consular de carreira” – a qual pressupõe o envio de pessoal específico pelo Ministério, em Roma.

O deputado afirmou ainda que solicitou ao secretário Froehner que a chegada do escritório — chamado de “sportello” — seja oficializada pelo governo catarinense, através de uma carta de intenções encaminhada para o governo italiano.

Foto: Internet / Reprodução