21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

“A gente construiu uma sociedade que abafa as emoções”, diz autor de best-seller

Escritor alerta para a importância da inteligência emocional e defende regulação para o uso da inteligência artificial

Palestrante do evento Empreende Brazil Conference 2023, realizado neste sábado (27), o escritor Marcos Piangers, autor do best seller “O Papai é Pop”, demonstrou preocupações com o impacto da inteligência artificial na sociedade contemporânea. “Especialista em inovação, criatividade e novas tecnologias”, como descreve seu próprio site, Piangers concedeu entrevista ao Portal TVBV e trouxe à tona um debate crucial sobre a necessidade de desenvolvermos a inteligência emocional como contraponto às máquinas.

Questionado sobre o preparo das pessoas para lidar com a inteligência artificial no cotidiano, Piangers destacou que o foco na alta produtividade acaba por relegar a conexão humana. “A gente construiu uma sociedade que abafa as emoções e os sentimentos justamente esperando que o humano se comporte como um robô. A criou as escolas, então, para preparar as pessoas para não terem emoção nem sentimento e poderem trabalhar ao máximo apertando o botão”, considera o escritor.

No entanto, com as mudanças na economia e a crescente influência das máquinas, Piangers argumentou que é fundamental investir em características humanas que a inteligência artificial não possui. “O fato é que a economia mudou, a gente já está impactado pelas máquinas em áreas que a gente considerava que seriam inacessíveis”, afirma.

“A inteligência artificial já consegue criar soluções cognitivas e é muito importante que a gente traga algo que a máquina não tem. E o que a máquina não tem? Emoção, sentimento, conexão com o nosso eu verdadeiro, conexão com a natureza, conexão com o outro, empatia, compaixão, fé, tudo isso a máquina não tem, é nisso que a gente deveria estar investindo” — Marcos Piangers.

Regulação da inteligência artificial

Como alternativa aos efeitos negativos decorrentes das inteligências artificiais, Piangers defendeu uma regulação para o uso social, indicando temor a possíveis situações de caos político e econômico em cidades, estados e até países

“Hoje a gente já tem casos de pessoas que criam fake news em whatsapp e fecham cidades e espancam pessoas e demitem uma pessoa, acabam com a vida de uma pessoa por uma notícia falsa, por um boato. Com a inteligência artificial isso pode ser feito em larga escala. Se a inteligência artificial não for de alguma forma controlada ou regulada, a gente vai ter esse tecido social rompido muitas vezes, diversas vezes, por agentes malignos, por pessoas que querem o caos mesmo. Esse é o meu maior medo”.

 

Texto construído com base em inteligência artificial.
Foto: Empreende Brazil/Reprodução