Fim de maio e início de junho serão marcados por frente fria que fez as temperaturas despencarem no Sul e Sudeste do país
A última semana de maio e início de junho será marcado por uma onda de fria no Sul e Sudeste. Nesta segunda-feira (29), por exemplo, a temperatura varia de 14ºC a 19ºC em São Paulo. Ventos úmidos que sopram do oceano favorecem a formação de nuvens na faixa leste paulista.
Amanhã, há possibilidade de garoa entre a madrugada e o início da manhã, em São Paulo. Novamente, os ventos úmidos do litoral aumentam a sensação de frio na Grande São Paulo, segundo o Centro de Emergências Climáticas da capital (CGE).
O céu na Grande São Paulo permanecerá com muitas nuvens. A temperatura não sobe muito. A mínima será de 14°C e máxima de 20°C.
A nuvens carregadas, além da massa de frio, levam chuva para os três estados do Sul. De acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), na região, as temperaturas estarão ligeiramente abaixo da média em alguns dias de junho, com valores inferiores a 14ºC, inclusive no Sudeste, sobretudo em áreas de maior altitude.
No interior do Nordeste, Acre, Rondônia, sul do Amazonas e sudeste do Pará, são previstas chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, principalmente na regição produtora de grãos formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). Nesta época do ano, dias consecutivos sem chuva são comuns.
No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média. Com a redução das chuvas na parte central do país, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar e eleva as temperaturas máximas no decorrer dos dias.
Confira a previsão do tempo para Santa Catarina:
A segunda-feira (29) será marcada pelo tempo nublado em Santa Catarina e pela sensação de frio nas regiões mais elevadas do estado. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 13°C entre o Grande Oeste e Planalto Norte e ficam abaixo dos 5°C em boa parte do Planalto Sul. No período da tarde, as máximas não passam dos 14°C nos planaltos e áreas mais elevadas do Meio-Oeste. No Extremo Oeste e Oeste, a maior presença do sol faz com que as máximas variem entre 20°C e 23°C. Nas demais regiões, oscilam entre 16°C e 21°C.
A terça-feira (30) será mais um dia de sol entre nuvens e sensação de frio, especialmente no amanhecer e nas áreas mais elevadas do estado. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 12°C nos planaltos e Meio-Oeste, chegando na casa dos 3°C na serra. No Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, variam entre 12°C e 14°C. Durante a tarde, as temperaturas sobem comparado ao dia anterior, variando entre 20°C e 22°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte. Nas áreas mais elevadas do estado, as máximas não passam dos 15°C.
Na quarta-feira (01), a formação de uma área de baixa pressão entre o Paraná e o sudeste do Brasil e seu deslocamento em direção ao litoral deixa o tempo chuvoso no norte catarinense. A chuva deve ocorrer de forma mais persistente e intensa entre o Planalto e Litoral Norte, mas o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis também são afetados. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
No Extremo Oeste e Oeste, a condição é de tempo nublado e do Meio-Oeste ao Litoral Sul, chuvas fracas podem ser observadas especialmente ao norte destas regiões. As temperaturas máximas variam entre 20°C e 23°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul e oscilam entre 13°C e 17°C nas demais regiões.
Ao longo da quinta-feira (01) , a condição de chuva vai diminuindo e se concentrando apenas entre o Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Na sexta-feira (02), um sistema de alta pressão atmosférica volta a estabilizar o tempo em todo o estado.
Fonte: Band
Foto: Pixabey/Reprodução